Slider

O que é a rastreabilidade de requisitos em Cantata?

A Cantata fornece relacionamentos completos de rastreabilidade bidirecional entre os requisitos do utilizador ou planos de teste e scripts de teste do Cantata e casos de teste, conforme exigido por todos os padrões de segurança de software.

A rastreabilidade de requisitos aplica-se a muitos outros itens do desenvolvimento de software, além dos testes unitários e de integração do Cantata. É por isso que Cantata agrega valor ao seu mecanismo de rastreabilidade existente e não o substitui. A automação do Cantata Trace torna mais fácil:

O Cantata Trace importa conjuntos de requisitos ou planos de teste de ferramentas populares de gestão de requisitos diretamente para Cantata. Uma interface intuitiva de arrastar e soltar (drag-and-drop) facilita a atribuição de relações de rastreamento bidirecionais entre requisitos e scripts de teste e / ou casos de teste. Todas as informações rastreadas são armazenadas num servidor Cantata central. As associações de rastreabilidade de requisitos são então exportadas de volta para a ferramenta de gestão de requisitos, juntamente com o status de cada teste e resultados de cobertura de código.

Quais ferramentas de requisitos o Cantata integra?

O Cantata pode ser integrado a qualquer ferramenta usando uma interface CSV ou ReqIF 1.x (Requirements Interchange Format).

O Cantata Trace foi integrado com as ferramentas populares, indicadas em abaixo, usadas para gestão de requisitos e rastreabilidade. Para requisitos em documentos de texto (por exemplo, Microsoft Word®), a rastreabilidade pode ser executada usando o Micosoft Excel® ou via ferramentas para exportar no formato ReqIF. Se a sua ferramenta preferida ainda não estiver integrada com Cantata Trace, entre em contato connosco para agendar uma integração.

IBM® Rational® DOORS®

Versão 9.6.1.4 ou superior usando ReqIF import/export

PTC® Integrity™

Versão 10.5 ou superior usando ReqIF import/export

Polarion® ALM™

Versão 2016 SR1 ou superior usando ReqIF import/export

Microsoft® Excel®

Versão 15.0 ou superior usando .xls ou .xlsx workbooks

Spreadsheets

Como Libre Office Calc usando ficheiros CSV UTF-8

intland codeBeamer®

Versão CB-8.0.0-RC ou superior usando ReqIF

Cantata allows us to test against requirements in a structured way and gives us the confidence that we have not missed anything. Writing code and getting it to execute is one thing, but that is not the main job. The real job is to prove every­thing

Johnny Johansson, Global Validation & Verification Tools Manager, SAAB

O que o Cantata Trace me ajuda a fazer?

CUMPRIR OS STANDARDS DE RASTREIO

A rastreabilidade bidirecional é exigida por todos os principais standards relacionados com a segurança de software para demonstrar a cobertura de requisitos, ou seja, que todos os requisitos tenham associado testes de aprovação para a implementação de código correspondente. Na direção inversa, o conhecimento dos requisitos é verificado por um determinado teste de aprovação, auxilia a gestão de teste de regressão.

O Cantata Trace importa requisitos ou planos de teste, fornece um link de arrastar e soltar com o teste Cantata e exporta de volta os links, o status de aprovação / reprovação de execução de cada teste e os níveis de cobertura de código obtidos por um script. O Cantata Trace simplifica o fornecimento de um processo de rastreabilidade de requisitos bidirecional totalmente compatível com as ferramentas existentes.

TESTES GUIDAOS POR REQUISITOS FÁCEIS DE EXECUTAR

O Cantata Trace, permite visualizar os requisitos importados diretamente no Cantata Eclipse IDE juntamente com os testes, evitando a necessidade de consultar documentos externos ou aceder a outras ferramentas ao criar testes orientados por requisitos.

Requisitos importados e selecionados, ou planos de teste, são exibidos em uma lista de tabelas para associação de rastreio, com cada detalhe de requisitos (ID exclusivo, texto de requisitos, imagens e links) disponível numa visualização HML integrada.

À medida que os casos de teste são implementados, os requisitos que eles verificam podem ser simplesmente rastreados (isto é, associados a) arrastando e soltando (drag-and-drop) em vistas bidirecionais.

RASTREIO MAIS RÁPIDO PARA OS TESTES EXISTENTES

O Cantata Trace pode ser usado para atribuir requisitos ou planos de teste a scripts de teste e casos de teste existentes no Cantata, tornando mais rápido gerar dados de rastreio e verificar se os testes existentes verificam totalmente os requisitos.

Os testes existentes, para os quais a rastreabilidade pode ser incluída incluem:

  • Testes criados usando uma versão anterior do Cantata.
  • Testes gerados automaticamente pelo Cantata AutoTest, que quando revistos satisfazem um requisito.
  • Testes escritos por uma terceira pessoa, em que a rastreabilidade dos requisitos estava incompleta.
  • Testes reutilizados de outra ferramenta dentro do Cantata (por exemplo, importados de uma ferramenta xUnit de código aberto ou convertidos da RTRT).
Os testes existentes podem ser rastreados (isto é, associados a requisitos ou planos de teste) clicando e arrastando (drag-and-drop) em vistas bidirecionais.

FÁCIL SINCRONIZAÇÃO BIDIRECCIONAL COM FERRAMENTAS DE GESTÃO DE REQUISITOS

A importação e exportação de dados para sincronização bidirecional de requisitos com testes é feita usando arquivos CSV UTF 8, Microsoft Excel® ou ReqIF XML.

Para CSV e Excel, o Cantata Trace fornece mapeamentos de cabeçalho da folha de cálculo para: ID Externo, Descrições e para os vários resultados exportados. Para o intercâmbio de dados ReqIF, é uma configuração única da interface ReqIF na ferramenta de gestão de requisitos.

A sincronização pode ser feita a partir da UI do Cantata Trace ou por meio da API REST Trace do servidor Cantata para automação com compilações de integração contínua.

Como funciona o Cantata Trace?

GERINDO IMPORTAÇÃO DE REQUISITOS

O Cantata Trace pode importar requisitos (ou informações do plano de teste) diretamente das ferramentas populares de gestão de requisitos. Conjuntos de dados de requisitos (ID exclusivo, texto de requisitos, imagens e links) são importados nos formatos CSV UTF-8, Microsoft Excel® ou ReqIF de uma ferramenta de gestão de requisitos. Os dados são armazenados como uma cópia, não editável, numa base de dados, no servidor Cantata.

Um Conjunto de Requisitos pode ser a totalidade ou um subconjunto dos requisitos, nomeado apropriadamente aquando a importação, e os utilizadores podem filtrar ainda mais o conjunto no seu trabalho. Dentro de um arquivo de dados a ser importado, a pasta de trabalho do Excel específica ou as especificações de ReqIF também podem ser selecionadas.

O mapeamento dos campos ID e Descrição para exibição no Cantata Trace, além de outros dados para o alinhamento bidirecional ao exportar, pode ser configurado como especificações XML de ReqIF ou mapeamentos de cabeçalho da folha de cálculo.

GESTÃO DE MUDANÇAS NOS REQUISITOS

Sempre que um conjunto de requisitos é importado, um carimbo de data é-lhe atribuído. Quando alterações ou acréscimos aos requisitos são feitos na ferramenta de gestão de requisitos, os requisitos atualizados podem ser simplesmente reimportados para o Cantata. Uma função “Copiar Atribuições” retém quaisquer associações de Cantatas existentes de um conjunto importado anteriormente.

Quando as associações de rastreio são atribuídas entre requisitos e testes, essas relações são automaticamente armazenadas no servidor Cantata, portanto, os engenheiros podem ver em tempo real todas as associações rastreadas entre os requisitos e testes mais recentes.

O Cantata Trace fornece visibilidade, codificada por cores, dos requisitos alterados desde a última vez que um conjunto de requisitos foi importado. Juntamente com a seleção apenas dos requisitos que foram alterados. Isso facilita o foco no rastreamento dos requisitos recém alterados.

GESTÃO DE EXPORTAÇÃO DE REQUISITOS

Exportação do Cantata Trace é controlada pelas funções Trace Admin. Os mesmos formatos de arquivo são suportados como para importação, e o usuário pode configurar quais informações devem ser exportadas e quais opções de cobertura relevantes.

O Cantata Trace exporta os requisitos (ID e Descrição) dos links rastreados entre requisitos ou planos de teste e scripts / casos de teste do Cantata, o status de aprovação / reprovação de cada teste e níveis de cobertura de código obtidos por um script de teste.

Os dados do Cantata Trace também podem ser exportados, quando necessário, usando a GUI, ou com uma exportação automática de scripts por meio da API REST como parte de uma execução de teste de integração contínua.

Mais informações sobre o Rastreio de Requisitos no Cantata

Para mais informações sobre o Cantata Trace, atualização de uma versão do Cantata ou integração com ferramentas específicas de gestão de requisitos, entre em contato com a QA Systems.