Slider

Cantata Team Reporting – Reporte completo sobre o estado dos testes

O Cantata Team Reporting é um produto complementar da ferramenta de testes Cantata. Para mais informações sobre o produto base Cantata, consulte a página do Cantata.

O Cantata Team Reporting tem um “dashboard” baseado na web que fornece aos gestores dados de teste sobre os quais este pode atuar. O Cantata Team Reporting fornece fácil monitorização do status atual do teste, dados históricos e tendências em várias bases de código.

Com o Cantata Team Reporting, é fácil:

  • Planear a publicação
  • Partilhar o estado geral dos testes interna e externamente
  • Geração de relatórios personalizados
  • Investigar detalhes dos testes

AGREGAR E FILTRO RESULTADOS DO TESTE

Ao agregar os resultados do teste em vários testes, os gestores podem ver facilmente o quadro completo do progresso dos testes Cantata na sua base de código a cada iteração de compilação. A agregação de testes funcionais gerais e de níveis alcançados de cobertura de código em múltiplos espaços de trabalho é apenas prática com uma abordagem centralizada de relatórios.

O Cantata Team Reporting fornece uma interface web com código e testes armazenados em uma hierarquia de pastas que reflete a função do código, estrutura da equipa, projetos, etc. O estado e o progresso do teste podem ser monitorizados com filtros, pedidos e histórico.

Cantata Team Reporting Management Dashboard (for multiple containers distributed on a WAN or LAN)

ADICIONE RÓTULOS PARA DIFERENCIAR OS TESTES

Quando o código-fonte é reutilizado em vários sistemas ou variantes de produtos, esse código pode ser testado com os mesmos testes Cantata. Usando o Team Reporting, cada teste de execução em Cantata pode ser etiquetado para diferenciar esses cenários.

Estas etiquetas são altamente flexíveis e podem ser usados para especificar:

  • variáveis de ambiente (usadas para distinguir variantes produto / destino no momento da criação)

  • Propriedades Cantata (por exemplo, versão da ferramenta, configuração de destino)

  • Propriedades Java (por exemplo, utilizador, sistema operacional)

  • Propriedades definidas pelo utilizador (por exemplo, opções de projeto específicas)

Onde as variantes de código são usadas, pode ser particularmente útil filtrar, gerir e analisar os resultados por:

  • utilizador

  • Número de compilação integrada contínuo (e.g. Jenkins build ID)

  • Variante do produto

Os conjuntos de dados de teste também podem ser nomeados ou configurados para fazer automaticamente referência a “tags” de “build” a partir de ferramentas de integração contínua para maior diferenciação.

Cantata project properties with additional data

COLABORAÇÃO TÉCNICA MAIS FÁCIL

Onde as equipas de engenheiros ou gestores de projeto desejam colaborar no desenvolvimento ou revisão dos testes Cantata, replicar esses testes em vários ambientes de trabalho ou configurações de destino traz desafios de replicação. A disponibilidade dos testes Cantata de forma centralizada no Team Reporting, evita a necessidade de replicar os testes em vários espaços de trabalho de diferentes áreas de trabalho.

A interface da Web permite que as equipes colaborem com facilidade e os gestores monitorizem o progresso através da partilha de recursos de teste Cantata (scripts de teste, código-fonte, arquivos de resultados, etc.). Os resumos detalham os resultados individuais dos testes funcionais e de cobertura de código, os scripts de teste e o código-fonte no mesmo estilo da GUI Eclipse® Cantata.

TEAM REPORTING – ARQUITECTURA

O Team Reporting armazena testes enviados dos desktops do cliente Cantata ou servidores de criação para um servidor Cantata centralizado. As páginas de administração do servidor da interface da Web configuram uma hierarquia controlada de agregadores para responder às necessidades das unidades de negócios, produtos e suas variantes.

A interface do cliente Cantata Eclipse® é usada para selecionar o pacote para o qual os testes (scripts de teste, código-fonte sob teste, resultados funcionais e de cobertura) devem ser enviados. Dentro de um determinado pacote, os resultados do teste são armazenados pela execução de teste. As variáveis de ambiente, Java ou Cantata podem ser usadas para controlar como e quando os conjuntos de testes são criados para “builds” de integração contínua, revisão de controlo de versão, etc. O upload de dados para o servidor Cantata é automático na execução do teste ou operada pelo utilizador. Os resultados do teste podem ser acedidos por meio de uma interface Web e da API REST (JSON e XML).

DESTAQUES

Cantata Team Reporting – Detalhes Técnicos Datasheet

Cantata Team Reporting – Funcionalidades

Cantata Nota Técnica – Integração com Jenkins